O filme encabeça a vida do aluno Trevor, que em sua proposta principal está a possibilidade de ação voltada a ajudar outras pessoas. Deixando a mensagem de que podemos ajudando três pessoas, como Trevor sugere a sua turma de colegas na escola, acarretar numa série de ações em cadeia ou numa CORRENTE DO BEM. Em sua linha geral, o filme é uma grande lição de vida, já que temos todos, resistência a ajudar os outros, ou, nem consideramos a possibilidade de fazermos alguma ação para ajudar outra pessoa; o que assim poderia redundar em transformar a vida de muitas pessoas ou até mesmo o mundo.
A história possui, também, a observância da perspectiva de que a ação de benevolência não vai gerar uma capa superprotetora num impedimento ao mal de alcançar a estas pessoas.
Todos os alunos trouxeram uma proposta para melhorar a vida das pessoas no mundo e torna-lo melhor. Observe-se que boa parte dos alunos trouxeram ações correspondentes ao binômio homem versus ambiente natural; já a proposta de Trevor McKinney foi mais destacada por atentar ao binômio homem versushomem. Na visão do garoto Trevor, cada favor recebido, a pessoa privilegiada deveria retribuir para outras três pessoas, gerando uma construção em cadeia de ações do bem, transformando-se numa rede multinivel do bem.
Trevor fez uma explicação de multinível explicando como seria o resultado das ações. Ao voltar da escola para casa Trevor resolveu iniciar o projeto de seus 3 ajudados. Trevor levou Jerry que é mecânico para casa, deu a ele alimentação e dá a ele um pouco de dinheiro. Jerry, como as economias de Trevor, compra roupas novas para fazer uma entrevista de emprego. Jerry conserta o carro da mãe de Trevor. Sendo assim, Trevor ajudou um homem revirando lixo (embriagado ou morador de rua), sem o consentimento de sua própria mãe levando-o para a casa de sua mãe. Assim Trevor ajuda a primeira pessoa.
Arlene, a mãe de Trevor, ao descobrir que havia um estranho em sua casa, ficou furiosa, óbvio. Trevor disse para a mãe que o acolhera por causa do trabalho de Estudos Sociais proposta pelo professor. Arlene foi à escola, reclamando com o professor. Em segundo, Trevor decide ajudar ao professor de Estudos Sociais. Consegue forjar uma situação para encontro do professor com a sua mãe, dando ao professor um bilhete da mãe para visita-lo em casa. O professor vai até a casa de Trevor. O professor conversa com a mãe de Trevor e pede desculpas pela forma que a tratou quando ela foi na escola reclamar do estranho dentro da sua própria casa.
Bem. Trevor conseguia assim ajudar duas pessoas em uma ação. A partir daí, o projeto de Trevor teve grandes proporções e atingiu pessoas de outros lugares, chegando a TV através do repórter Chris Chandler. O repórter Chandler foi até a escola entrevistar o aluno e o professor para saber como surgiu a ideia do “Passe adiante”. Em sua entrevista Trevor respondeu às perguntas, deixando a todos emocionados.
A sua terceira ajuda seria ao coleguinha de escola numa briga. Ao sair da escola, Trevor se deparou com um amiguinho sendo agredido por meninos maus. Trevor se intrometeu na situação e com enorme coragem foi defender o amiguinho, sendo atingido por um estilete que o outro menino mau portava. Trevor não resistiu aos ferimentos e morreu. Isto gerou grande comoção e pessoas de outros lugares ficaram sabendo da corrente do bem que Trevor proporá como concepção de melhorar a vida das pessoas e salvar o mundo com amor. Gerando assim grande número de ações de ajuda contínua.
REFERÊNCIAS
A CORRENTE DO BEM. Mimi Leder, Estados Unidos. 2000.
Caetano Barata