O que é, exatamente, o processo de tombamento constitucional dos quilombos? Como a nova portaria que vai regulamentar esse instrumento legal pode agilizar e simplificar o reconhecimento e a proteção dos quilombos como patrimônios culturais do povo brasileiro? E como a sociedade pode contribuir com o texto dessa portaria?
Essas e outras dúvidas poderão ser esclarecidas nesta quinta-feira (21/9), às 17h, no canal do Youtube do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Em uma transmissão ao vivo, das 17h às 19h, a coordenadora geral de Identificação e Reconhecimento do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan, Vanessa Maria Pereira, vai fazer uma breve apresentação sobre os objetivos da portaria que o Iphan abriu para consulta pública no dia 5/9, explicar passo a passo como qualquer pessoa pode participar do processo e, principalmente, tirar as dúvidas dos espectadores.
Para quem já quiser opinar sobre o texto da portaria, é só acessar o formulário no endereço: links.iphan.gov.br/consultaquilombos. O prazo é até o dia 20 de outubro.
Serviço:
Plantão Tira-Dúvidas: Tombamento Constitucional dos Quilombos
Onde: Canal do Iphan no Youtube
Data:* quinta-feira, 21 de setembro
Hora: das 17h às 19h