A professora e escritora Magna Cerqueira, natural da cidade de Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina, participou da Feira do Livre em Salvador, após ter lançado seu romance intitulado "Vidas Rurais". Nascida em meio ao cenário rural, Magna teve sua paixão pela literatura nutrida pelas contações de histórias de sua bisavó, desde a infância.
Após concluir seus estudos em magistério, Magna lecionou por alguns anos em sua cidade natal, antes de se mudar para Salvador em busca de mais conhecimento. Graduada em Letras e com pós-graduação em Estudos Linguísticos e Literários pela UFBA, ela consolidou sua carreira como educadora e escritora, além de lecionar na rede pública municipal de Simões Filho, há 20 km da capital, Salvador.
O livro "Vidas Rurais", publicado pela editora Viseu em 2022, mergulha nas narrativas do campo, trazendo à tona as histórias de vida de pessoas comuns, desde os sonhos de vaqueiros apaixonados pelo ofício até as lutas diárias de mães pela educação de seus filhos.
Com 204 páginas, a obra revela a fragilidade de uma comunidade imersa na brutalidade das disparidades sociais. Aborda temas como o enfrentamento à seca, o machismo cultural e a persistência do povo rural em manter viva a fé, poesia e sabedoria popular, apesar dos desafios enfrentados.
Em trecho do livro, Magna Cerqueira escreve: "Vidas Rurais expõe a fragilidade de um povo incorporado à brutalidade excludente de uma classe social. O enfrentamento à seca e o machismo cultural que insiste em tentar calar as vozes das mulheres em meio às labutas e andanças daquela gente."
Em 2024, com sua obra, Menino do Mato, lançado pela Cogito Editora, Magna Cerqueira não apenas celebra a vida no campo, mas também dá voz aos que muitas vezes são esquecidos, destacando a resiliência e a riqueza cultural das comunidades rurais da Chapada Diamantina.