Portal de Notícias Administrável

Saúde em foco

Dia D de Vacinação contra a Poliomielite Acontece Neste Sábado em Todo o País

A campanha de vacinação, iniciada no último dia 27 e com término previsto para o dia 14 de junho


Brasília - O Ministério da Saúde organiza, neste sábado (8), o Dia D de vacinação contra a poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil. A ação, que visa imunizar todas as crianças menores de 5 anos, contará com o apoio das secretarias estaduais e municipais de saúde e será realizada em postos de saúde de todo o Brasil.

A campanha de vacinação, iniciada no último dia 27 e com término previsto para o dia 14 de junho, busca reforçar a importância da imunização como a única forma de prevenção contra a poliomielite. Segundo o Ministério da Saúde, todas as crianças nessa faixa etária devem ser vacinadas conforme o esquema de vacinação de rotina e durante as campanhas nacionais anuais.

Desde 2016, o esquema vacinal contra a poliomielite no Brasil é composto por três doses da vacina injetável (VIP) administradas aos 2, 4 e 6 meses de vida, além de duas doses de reforço com a vacina oral bivalente (VOP), conhecida popularmente como gotinha. A mudança segue a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de erradicar a pólio mundialmente.

A Doença

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou secreções orais de pessoas doentes. Em casos graves, a doença pode causar paralisias musculares, afetando principalmente os membros inferiores. Fatores como falta de saneamento básico, más condições habitacionais e higiene pessoal precária aumentam o risco de transmissão do poliovírus.

As sequelas da poliomielite estão relacionadas à infecção da medula e do cérebro pelo vírus, resultando em danos motores que não possuem cura. Atualmente, a poliomielite permanece endêmica apenas no Afeganistão e Paquistão, com pelo menos cinco casos registrados em 2021. No Brasil, não há circulação do poliovírus selvagem desde 1990. No entanto, a cobertura vacinal no país tem ficado abaixo da meta de 95% desde 2016, o que preocupa as autoridades de saúde.

Serviço

Os pais e responsáveis devem levar suas crianças menores de 5 anos aos postos de saúde neste sábado para garantir a imunização contra a poliomielite e contribuir para a erradicação dessa doença. A vacinação é segura e essencial para proteger as futuras gerações contra essa grave ameaça à saúde pública.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!